sábado, 21 de fevereiro de 2009

magalhães faz circum-navegação

A sátira carnavalesca ao portátil do meu padrinho deixou de ser proibida pela Procuradora-Adjunta do Tribunal de Torres Vedras. Em despacho anterior que agora revogou, a sra. magistrada proibira a brincadeira estribando-se num diploma dos anos da brasa que proíbe a publicação e comercialização de objectos e meios de comunicação de conteúdo pornográfico (o ecrã da réplica do famoso computador estaria inundado de mulheres nuas).
Falta de maturidade e insegurança são explicações plausíveis para a tacanha decisão de proibir; já a revogação da proibição deve ter tido a mãozinha do superior hierárquico e por aí acima até ao topo da cadeia alimentar – a PGR.
Como é carnaval, ninguém leva a mal.
__
A lei em causa é de 76 e pode ser vista no excelente site da Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa,
aqui.

A Bia do Obama

De vez em quando, algo de muito português anima as pequenas gestas que costumam estar por detrás dos grandes acontecimentos americanos. Depois da portuguesa de Sosa/Vagos ter cosido a bandeira americana que Armstrong colocou na lua em 1969, temos agora um cão de água português em vias de se tornar o animal de estimação da família Obama. Li algures que o cãozinho ainda está por nascer, coisa de somenos, desde logo porque aos nascituros são reconhecidos direitos.
Só hoje dei conta que a Bia anda inquieta e algo stressada, a modos que a fazer-me concorrência. Descobri que ela soube da notícia do parente algarvio pela tv da cozinha, sítio onde passa os dias refastelada no seu cantinho preferido do sofá, um direito adquirido que já ninguém ousa questionar e muito menos as visitas.
E das duas uma: ou é o orgulho lusitano a dar-lhe, ou está mortinha para se pôr ao fresco e partir à cata das boas graças da família mais poderosa do mundo.
Pois que vá,
que é tempo de mudar de sofá!