sábado, 4 de abril de 2009

Os bandeirantes e o genocídio dos povos nativos

Estes pequenos heróis da história colonial portuguesa sempre foram pouco divulgados entre nós. Não me lembro sequer de serem ensinados nos bancos da escola. Não acredito que o desconhecimento se deva ao facto dos Bandeirantes, a par do desbravar dos sertões brasileiros, terem semeado a morte e a doença entre os povos nativos que iam encontrando pelo caminho. A razão estará no patrioteirismo dos nossos historiadores, mais interessados na epopeia dos portugueses vista do lado nacionalista e expansionista. É que a par dos colonizadores portugueses, foram muitos os brasileiros envolvidos no rasgar do interior da enorme colónia que era o Brasil no séc. XVII.
Mas não deixa de ser interessante conhecer esta epopeia do colonialismo lusitano. Aqui bem perto, na Praça Marquês de Marialva, em Cantanhede, existe um bonito monumento a Pedro Teixeira, bandeirante, conquistador da Amazónia e filho da terra. E não falta na região norte do estado de Maranhão uma pequena cidade com o nome de Cantanhede, privilégio de que poucas terras portuguesas se podem orgulhar.
E agora digam lá que não somos uns patriotas!

2 comentários :

Anónimo disse...

O assunto dos bandeirantes e muito mais importante do que aquilo que descrebes aqui. E de lamentar que a nossa gente nao conheca mais da importancia que os bandeirantes tiveram na historia da formacao do Brasil. E verdade que cometeram grandes barbaridades mas as suas exploracoes privadas pela interior dum territorio ainda nao conhecido pelos europeos em busca de fortuna (nao territorio)resultaram no establecimento de postos de
comercio que mais tarde vieram a determinar as fronteiras do Brasil.
Saudacoes da costa do Pacifico

oscar santos disse...

Ao Costa do Pacífico:
A própria referência a Cantanhede deixa asas para voar.
Quiz realçar o aspecto negativo das incursões sertanejas e reconheço que na época seria difícil agir de forma diversa.
Mas é bom não esquecer que os próprios Jesuitas denunciaram à época a exploração dos nativos. Lembra-te do filme "A Missão", com o Roberto do Niro, aquele rapaz do Tabuaço (filho do Ti António do Niro) que emigrou para os States onde se afirmou na 7ª arte.
Os americanos podem não saber muito de história (durante a era pré-Obama, embora tenhas votado no outro...), mas sabem fazer cinema do melhor.
Além disso,
o que eu queria era denunciar os "criminosos" - como tu e tantos outros - que fomos quando éramos putos, dos quais escrevi no post seguinte.
O tanas é que fomos uns malvados! Limitámo-nos a seguir os costumes ancestrais! Foi preciso aparecer em finais dos anos 50 a gaita da TV para desviar e perverter os nossos valores.
E não exterminámos coisa nenhuma!
Foram os pesticidas de má memória!
O falso progresso!