sábado, 7 de março de 2009

andam guerrilheiros no buçaco

O Bairrada Digital noticiou que a mata do Buçaco viu aprovados os estatutos duma fundação destinada à preservação daquele espaço idílico, o que se aplaude.
Datando de princípios do séc. XVII, a extensa mata possui espécies vegetais do mundo inteiro, incluindo o famoso cedro do Buçaco.
Durante as invasões francesas em 1810 as tropas aliadas (mais inglesas que portuguesas) derrotaram o general Massena na conhecida batalha do Buçaco.
Contava a minha avó que os franceses andaram perto de Bustos a saquear gado, cereais e vinho aos pobres camponeses da bairrada e que a artilharia napoleónica bombardeou à distância a altaneira torre da igreja da Mamarrosa. Armados de foices e varapaus, os camponeses usavam técnicas de guerrilha, assaltando e matando os soldados retardatários que se dedicavam à rapinagem.
Se tivesse de ser guerrilheiro acoitava-me com os meus bravos na mata do Buçaco.
A fazer fé na conversa dos políticos, que só falam em ditadura e terrorismo de estado, o dia não deve estar longe; o pior é que o camuflado que guardo no sotão já não me deve servir.
Para ter a certeza, vou lá num pulinho e já volto...
_
Gravura da batalha do Buçaco existente no Arquivo Histórico Militar/Lisboa, da autoria do major escocês Thomas Saint-Clair, que participou na batalha como comandante das companhias de granadeiros portugueses.

1 comentário :

Anónimo disse...

Em Julho de 2008 quando visitei Portugal e a freguesia "ou seja Vila" aonde nasci, "Bustos", fui de visita ao Bucaco e fui amostrar a minha esposa o monumento do Bucaco que com tanto carinho e amor foi construido e dedicado aos nossos antepassados que deram a sua vida para a nossa liberdade, e fiquei trite e ate com vergonha da maneira que o monumento estava todo desprezado. As relvas a crescer em todo lado, tudo sujo a volta do monumento, que vergonha. Para futebol ha dinheiro, mas para manter as coisas que fazem parte da nossa historia, dinheiro nao existe.
So much for our politicians, when they are running for offices, they promise you the moon, and after they give us the shaft.
They are all the same...