domingo, 22 de fevereiro de 2009

salvem o manguito!

A crise não perdoa: até a Fábrica de Faianças Artísticas Bordalo Pinheiro ameaça fechar.
A fábrica detém os moldes originais de Rafael Bordalo Pinheiro (1846-1905) e mantém um museu dedicado a uma arte cerâmica conhecida e procurada em todo o mundo.
Os jornais alvitram nomes de empresas e cidadãos interessados na aquisição das famosas faianças das Caldas; só que nesta área sou a modos que céptico.
Se a famosa fábrica fechar, acabam-se os manguitos para o Sócrates, a Manuela Ferreira Leite, o Jerónimo de Sousa, o Paulo Portas das feiras cá da terra e até o Francisco Louçã! (1)
Ou seja e bem vistas as coisas: os do poder e os do contrapoder que quer ser poder no lugar do poder (2) estão mortinhos por ver escaqueirada a loiça das Caldas.
Unamo-nos, pois, em defesa da Fábrica de Faianças Artísticas Bordalo Pinheiro!
Pode parecer que não, mas o PCP já propôs um abaixo-assinado.
__
(1)Também tu, meu filho Brutus!” – frase atribuída a Júlio César no momento em que foi apunhalado de morte por um parceiro da coligação que queria o poder.
(2) Ver por todos “As conspirações do Grão-Vizir Iznogoud”, de Goscinny e Uderzo, Edição Meribérica. O grão-vizir é um obcecado pelo poder, sendo célebre a sua frase: EU QUERO SER CALIFA NO LUGAR DO CALIFA!!
- Foto tirada na visita a uma exposição ao Museu do Vinho e da Vinha, em Anadia e cujo post pode ser lido no Notícias de Bustos.
- Aconselho a leitura da bem documentada obra de José Augusto França "Rafael Bordalo Pinheiro", Ed. da Livraria Bertrand.

1 comentário :

Anónimo disse...

Pois tem toda a razão!
Toda a vida a "manguetar", que agora resolveram dar uma reviravolta em tudo, até atirar os manguitos para trás das costas.
(Parece que é o que está a dar)
Mas nao sabe porquê que isso está a acontecer?
Eu digo!
Como estamos em altura de mudanças, estão discutindo em parlamento quem é que vai ser a nova cara do "Zé Povinho".
Imaginem tudo de barba...
"Bin Laden Parlament"
Mulher ou homem?
Qualquer dia temos um referendo á porta!