sábado, 2 de outubro de 2010

Sempre os mesmos a pagar a crise

Para quem tem memória curta, convém lembrar que as políticas capitalistas e neo-liberais começaram, pelo menos, com Cavaco 1º ministro, até atingirem o despautério dos dias que correm.
Desde a 1ª hora, o acesso aos fundos comunitários serviu essencialmente para desbaratar dinheiro, inventar bancos vocacionados para lavar dinheiro e para investir ao deus-dará antes que a mama acabe. Em suma e sem ser exaustivo, encher a bolsa de empresários, políticos, formadores e até distribuir umas migalhas por alguns agricultores cá do burgo que faziam de conta que semeavam milho para receber subsídios. Uma verdadeira cadeia alimentar feita regabofe, com ou sem submarinos pelo meio para defender a pátria e honrar o império.
Só nos falta outra vez o FMI que tudo prevê e cura, mas que assobiou para o lado aquando da previsível bancarrota trazida em 2008 com a especulação bolsista e as habilidades com os créditos de risco (subprimes) e os fundos de pensões.

Resultado: ontem como hoje,  a crise vai ser paga por quem não lhe deu causa. 
Como não chegará, vai a ajudinha de mais habilidades com fundos de pensões e com as compras transversais de carros blindados para a cimeira da NATO enquanto às polícias falta gasolina para policiar.
O FMI e os mercados financeiros podem dormir descansados: se as coisas piorarem, há sempre um califa para o lugar do califa.
__
Imagem:  contracapa d' “As conspirações do Grão-Vizir Iznogoud”, de Goscinny e Uderzo, Edição Meribérica.

Sem comentários :