domingo, 19 de abril de 2009

HAH !...grande O'NEILL !

Há a mulher que me ama e eu não amo.
Há as mulheres que me acamam e eu acamo.
Há a mulher que eu amo e não me ama nem acama.
Ah essa mulher!

Tu eras feliz, Appolinaire:
montado num obus, voavas à mulher.
Tu foste mais feliz, meu artilheiro:
tiveste amor e guerra.

Eu andei para marinheiro,
mas pus óculos e fiquei em terra.

Upa garupa na mulher que me acama,

que a outra é contigo, coração que bem queres
sofrer pelas mulheres...
_
Poema Hah !, a fls. 50/51 do caderno à margem, publicado pela D. Quixote em Março de 69.
Alexandre O'Neill nasceu em Lisboa a 19 de Dezembro de 1924 e faleceu a 21 de Agosto de 1986. Casou em 1971 com Teresa Patrício Gouveia e dela se divorciou em 81.
Teresa P. Gouveia teve a pouca sorte de ser ministra do ambiente de Cavaco numa altura (1994) em que lançámos um extraordinário movimento de luta contra a aprovação dum aterro de resíduos industriais no Cardal (Vagos). Foi penoso ver uma mulher com tão grande nível intelectual e humano envolvida na fogueira duma luta popular imparável e pouco dada a gestos cívicos.
O poder desgasta e, sobretudo, desilude gente que merecia melhor destino.
A ver se não me vou embora sem dar à estampa o vasto espólio que detenho sobre a matéria.

Sem comentários :